sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

FAÇA-SE EM MIM

Missa do 4o. dom. do advento. Palavra de Deus: 2Samuel 7,1-5.8b-12.14a.16; Romanos 16,25-27; Lucas 1,26-38. 

Durante todo o tempo do Advento nós, Igreja, suplicamos: “Que as nuvens se abram e enviem o orvalho reconfortador; que da terra brote já a flor, que venha pra nós o Salvador!” Hoje, às vésperas do Natal, o Evangelho nos mostra o momento em que os céus se abrem e enviam o orvalho da salvação, Jesus Cristo, ao mesmo tempo em que Maria é apresentada como a terra do coração humano que se abre docilmente para acolher o anúncio do Anjo e permitir que no seu ventre comece a germinar Aquele que veio nos trazer a salvação.  
Deus poderia ter enviado seu Filho ao mundo “a partir de cima”, descido como que “pronto” do céu, isto é, já adulto, formado. Mas Ele escolheu um outro caminho: quis que Jesus percorresse o mesmo caminho que todo ser humano percorre ao vir ao mundo – o caminho da fecundação, da gestação, das dores de parto, do nascimento, do crescimento etc., até se tornar adulto e iniciar a sua missão como Salvador da humanidade. Além disso, Deus permitiu que seu Filho estivesse sujeito aos mesmos riscos que a vida de qualquer ser humano enfrenta neste mundo, inclusive o risco de ser eliminada pela violência e pela maldade dos homens (cf. Mt 2,13-18). Portanto, o caminho que Deus escolheu para nos salvar foi o caminho da Encarnação: seu Filho Jesus abriu mão da Sua condição divina e se fez pessoa humana no seio de Maria, estando exposto a tudo aquilo que nós, seres humanos, estamos expostos (cf. Hb 4,15).  
O Evangelho da Anunciação que hoje ouvimos nos fala não somente do divino que se faz humano; ele fala também do humano que é chamado a cuidar do divino! Assim como Maria, cada um de nós é chamado a ser como que uma terra aberta ao orvalho que o céu quer derramar para gerar a salvação entre os seres humanos. Assim como Maria foi convidada a assumir o seu lugar na história da salvação, cada um de nós é convidado a colaborar com Deus, para que a história da salvação tenha continuidade no hoje da história da humanidade. Assim como o “sim” de Maria foi fundamental para que Jesus nascesse no meio dos homens, da mesma forma o nosso “sim” hoje é fundamental para que Jesus possa renascer no coração do nosso mundo.
O Natal começa aqui, no exato momento em que Maria diz ao anjo Gabriel: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). E estas palavras de Maria nos questionam: Como ouvimos a Palavra do Senhor? Com que disposição? Até que ponto permitimos que a sua Palavra penetre e permaneça em nós? Até que ponto temos paciência e confiança em esperar na Palavra de Deus, até que ela se cumpra em nós? Assim como Maria, não podemos nos fechar à graça de Deus, como se fôssemos um terreno cimentado, coberto de concreto, impermeável à fecundidade da Palavra de Deus. Pelo contrário, precisamos nos tornar sempre mais uma terra boa, onde a Palavra de Deus possa não somente ser semeada, mas também germinar em nós. Sem a acolhida humilde e obediente da Palavra, não há como a salvação de Deus germinar no chão da nossa vida.
“Faça-se em mim”... Quanto custou a Maria dizer e sustentar essas palavras a Deus! Não foi apenas no momento da Anunciação que ela disse “Faça-se em mim”. Também no momento em que não havia lugar para ela dar à luz o seu Filho (cf. Lc 2,7); também no momento em que precisou fugir com Ele para o Egito, para que Herodes não O matasse (cf. Mt 2,13); também no momento em que Ele, depois de ser reencontrado no Templo, lhe deixou claro que devia cuidar das coisas do seu Pai (cf. Lc 2,49); também no momento em que saiu de Nazaré e iniciou sua missão... Mas foi, sobretudo, no momento em que comungou do sofrimento de Seu Filho na cruz que Maria teve que repetir: “Faça-se em mim” (cf. Jo 19,25).  
A exemplo de Maria, nós precisamos aprender a nos abrir aos desígnios de Deus, aos projetos que Ele tem a nosso respeito e a respeito da humanidade. Nós precisamos não apenas dizer de coração sincero “faça-se em mim”, como precisamos também sustentar o nosso “sim” a Deus em toda e qualquer situação, confiando que tudo concorre para o bem daqueles que se submetem ao querer de Deus e confiam nos Seus propósitos (cf. Rm 8,28). Deus ainda hoje procura por homens e mulheres que tenham a disponibilidade de Maria, que aceitem abrir mãos dos seus projetos pessoais, muitas vezes alimentados por interesses egoístas, para se abrirem a um horizonte maior, colaborando para que Ele reescreva a história da salvação no coração da humanidade. 
“Eis que conceberás e darás à luz um filho...” (Lc 1,31). Numa época em que se espalham no mundo campanhas favoráveis ao aborto, as quais defendem a ideia de que cabe à mulher decidir sobre o seu corpo, como se o filho que ela está gerando fosse apenas um “órgão” do seu corpo que ela pode decidir eliminar; numa época em que muitos filhos são gerados sem alegria, sem amor e sem esperança; numa época em que muitos casais, por medo da violência e da maldade dos homens, decidem não ter filhos; numa época em que muitas pessoas, devido a sofrimentos não superados e a dores não enfrentadas de maneira madura e libertadora, decidiram se tornar “estéreis”, isto é, pessoas sem alegria, sem fé, sem esperança e sem amor perante a vida, Deus nos convida a recuperar a confiança em nossa capacidade de sermos pessoas fecundas, pessoas que se tornem grávidas de um futuro e de uma esperança para si mesmas e para o nosso mundo.
“O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra” (Lc 1,35). Coloquemo-nos debaixo da sombra do Altíssimo; deixemo-nos “cobrir”, isto é, fecundar pelo Espírito Santo de Deus; deixemo-nos conduzir por Ele, pois somente o Espírito Santo pode gerar Jesus em nós, e somente Ele pode nos fazer portadores de Jesus para os outros... Alegrando-nos com Maria. Aprendamos com ela a dizer a cada dia o nosso “Fiat” (Faça-se, em latim), o nosso “Faça-se” ao que Deus nos propõe na sua Palavra, e que o nosso “Faça-se” não seja dado somente hoje, mas em toda e qualquer circunstância, permitindo que Jesus continue a ser gerado em nós e, por meio de nossas atitudes, nos ambientes em que nos encontramos e no coração daqueles que convivem conosco.        

Oração: Chamas por mim. Ouço tua voz. Que queres de mim, ó meu Senhor? Estou aqui ao teu dispor, servo fiel à tua vontade eu serei. Teus planos vão além do que eu possa entender. Quem sou eu pra merecer tantas graças assim? Meu “sim” eu quero te dizer. Querer o teu querer, e assim viver. Eu sei: já não posso mais calar a voz que grita em mim! Fiat, faça-se, faz em mim, quero que faças sim. Tua vontade sim, faz em mim, quero que faças sim! Simples mulher, pura e fiel, como tua mãe eu quero ser. Silenciar diante de ti e guardar tudo dentro do meu coração. Não quero que a embriaguez dos vinhos que bebi me impeça de provar o sabor do teu vinho novo. Sede nunca mais terei. Contigo eu posso sempre renascer. Eu sei: já não posso mais calar a voz que grita em mim! Fiat, faça-se, faz em mim, quero que faças sim. Tua vontade sim, faz em mim, quero que faças sim!
Fiat (Faça-se) Banda Dom.

Pe. Paulo Cezar Mazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário